Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAEMBU
PREFEITURA MUNICIPAL DE PACAEMBU
Encontro mantém tradição e religiosidade de 70 anos da Folia de Reis em Pacaembu

 

A Prefeitura do Município por meio da Secretaria de Educação e do Departamento de Cultura manteve viva a tradição de religiosidade da população, vinda desde 1949, e realizou na noite do último sábado (5) o 70º Festival de Folia de Reis de Pacaembu.

 

O evento contou com a participação de quatro grupos. Além da anfitriã Estrela D’Alva de Pacaembu – do Mestre Romeu Marques Pereira com 15 componentes –, se apresentaram a Estrela do Oriente de Rinópolis – do Mestre Roni Aparecido de Souza com 14 componentes –, a Companhia Romeiros de Belém de Lavínia – do Mestre Divino Dias com 13 componentes – e  a Companhia Passagem dos Três Reis Magos de Parapuã – do Mestre Nilson de Souza e com 13 componentes.

 

 

As Folias foram recepcionadas pelo prefeito Maciel Corpa, acompanhado do vice Adão Viscardi, da secretária de educação Leila Cristina Ferrari Francia Dias, da diretora de cultura de cultura Mariluci Longhi, da presidente da Cãmara Luzia Vecchiatti e dos vereadores Marquinhos Lourencetti e Valdecir Pessan.

 

A comemoração da Folia de Reis em Pacaembu tem tamanha importância que no dia 19 de março de 1981 a Prefeitura decretou feriado municipal pela Lei de nº 911.

 

Ao final das apresentações, as autoridades pacaembuenses presentearam os quatro grupos com uma peça de artesanato alusiva ao tema do evento.

 

“É motivo de grande orgulho para a nossa Administração manter viva a Folia de Reis. Por isto quero agradecer o público presente e também todos os componentes das Folias pela disposição e perseverança em nos ajudar a dar continuidade nessa tradição. Agradecemos também aos funcionários municipais que não mediram esforços para que esse encontro acontecesse”, enfatizou o prefeito.

 

 

O SIGNIFICADO

Com o objetivo de recordar o caminho feito pelos três reis magos bíblicos (Belchior, Gaspar e Baltazar), do Oriente até Belém, para celebrar o nascimento do Menino Jesus, a Folia de Reis é uma festa popular que compõe o Folclore Brasileiro, praticada por cantores e músicos trajando fardamento colorido. Foi trazida ao Brasil pelos portugueses. E é realizada entre 25 de dezembro e 6 de janeiro, marcando o encerramento das festividades natalinas.

 [Prefeitura de Pacaembu]

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: 07-01-2019 12:39:57